ANIMAR-TE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Animar-te animações artísticas e culturais - Santa Maria da Feira
 
InícioInício  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 A história dos tambores

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
**Andrydrummer**




Número de Mensagens : 60
Idade : 37
Data de inscrição : 10/03/2008

A história dos tambores Empty
MensagemAssunto: A história dos tambores   A história dos tambores EmptyTer Mar 18 2008, 18:33

A história dos tambores


Tambor: é o termo genérico de uma grande variedade de instrumentos musicais que consistem numa pele esticada sobre um vaso ou uma armação oca e produz som quando percutido. Esse som é produzido pela vibração da membrana (pele), classificando-o assim como membranofone, dentro de uma larga categoria de instrumentos de percussão.

As primeiras descobertas

Os tambores começaram a aparecer pelas escavações arqueológicas do período Neolítico. Um tambor encontrado numa escavação da Moravia, foi datado de 6000 anos antes de Cristo. Tambores têm sido encontrados na antiga Suméria com a idade de aproximadamente 3000 anos antes de Cristo. Na Mesopotâmia foram encontrados pequenos tambores (tocados tanto verticalmente quanto horizontalmente) datados de 3000 anos antes de Cristo. Tambores com peles esticadas foram descobertos dentre os artefactos Egípcios, de 4000 anos antes de Cristo.

Características dos primeiros tambores

Os primeiros tambores provavelmente consistiam em um pedaço de tronco de árvore oco (furado). Estes troncos eram cobertos nas bordas com a pele de algum réptil ou couro de peixe e eram percutidos com as mãos. Mais tarde, começou-se a usar peles mais resistentes e apareceram as primeiras baquetas. Nos tambores de uma pele eram usados pregos, grampos, cola, etc. Nos tambores de duas peles eram usadas cordas que passavam por furos feitos na própria pele e as esticava. Os tambores Europeus mais modernos geralmente prendiam a pele pela pressão de dois aros, um contra o outro e a pele no meio.
Os tambores sempre tiveram uma função extra musical, como a de transmitir mensagens à distância e, principalmente, a função religiosa. Eles têm sido creditados com poderes mágicos e eram tidos como objectos sagrados. Ainda hoje, em algumas sociedades a confecção de um tambor continua a envolver um certo ritual. No leste da África, oferendas como o gado, são feitas ao "tambor real", o qual não simboliza somente o poder e "status", mas também oferece uma protecção sobrenatural.
A bateria (conjuntos de tambores), popularizou-se no século XX com as orquestras, as bandas militares, com a dança popular e os grupos de Jazz e Rock.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.animar-te.com
Admin
Admin
Admin


Número de Mensagens : 66
Idade : 49
Data de inscrição : 27/02/2008

A história dos tambores Empty
MensagemAssunto: Re: A história dos tambores   A história dos tambores EmptyTer Mar 18 2008, 19:45

A verdade é só uma ja aprendi qualquer coisita sobre tambores


Fikem bem abraço cheers
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.animar-te.com
 
A história dos tambores
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
ANIMAR-TE :: Percussão-
Ir para: