Animar-te animações artísticas e culturais - Santa Maria da Feira
 
InícioInício  GaleriaGaleria  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Cientistas identificam zona do cérebro que memoriza a música

Ir em baixo 
AutorMensagem
**Andrydrummer**



Número de Mensagens : 60
Idade : 31
Data de inscrição : 10/03/2008

MensagemAssunto: Cientistas identificam zona do cérebro que memoriza a música   Ter Mar 18 2008, 18:12

Cientistas identificam zona do cérebro que memoriza a música
10-Mar-2005
www.cienciaportugal.net/noticias/imagens/not7539.jpg
Cientistas norte-americanos do Colégio de Dartmouth anunciaram ter descoberto o que faz a música ficar no ouvido. Segundo os cientistas há uma determinada zona do cérebro onde a música actua. Cientistas norte-americanos do Colégio de Dartmouth anunciaram ter descoberto o que faz a música ficar no ouvido. Segundo os cientistas há uma determinada zona do cérebro onde a música actua.
Os cientistas expuseram alguns voluntários a um conjunto de sons, com pausas e sem sons pelo meio, tendo detectado actividade no cérebro, centrada no córtex auditivo, que trabalha com a informação dos ouvidos. Verificou-se que quando os sons eram tocados, a actividade do córtex continuava durante os intervalos de música, mesmo com os voluntários a afirmar que continuavam a ouvir os sons.
David Kraemer, responsável pelo estudo, disse que “as pessoas não conseguem evitar continuar a música nas suas cabeças, e quando fazem isto, o córtex auditivo permanece activo mesmo que o tema tenha parado”.
A equipa pediu aos voluntários que ouvissem excertos de músicas que lhe eram ou não familiares, com letras ou só com instrumentos. Dos vários temas destacam-se "Satisfaction" dos Rolling Stones e a melodia da Pantera Cor de Rosa.
Depois desta experiência os voluntários continuaram a afirmar ouvir a música durante os intervalos quando esta lhes era familiar, o mesmo não acontecia quando desconheciam o tema.
Ao estudarem os exames cerebrais, os investigadores detectaram que as pessoas têm uma maior actividade em determinadas zonas do cérebro durante os intervalos quando os temas são familiares, do que quando não o são.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.animar-te.com
 
Cientistas identificam zona do cérebro que memoriza a música
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ANIMAR-TE :: Percussão-
Ir para: